Com grande variedade de alimentos frescos e nutritivos, as refeições orientais caíram no gosto de quem quer fugir dos pratos quentes e variar no cardápio
Que a culinária japonesa tem conquistado os brasileiros, isso não é novidade. Mas, com a chegada da temporada de calor, a procura pelos tradicionais pratos de origem oriental aumenta. Isso, por conta da variedade de alimentos leves e nutritivos, como os legumes, e crus, como os peixes, que garantem refeições completas e maior saciedade. Ótimas opções para quem quer comer bem e sair da rotina.
Segundo Eduardo Kiko Katecare, proprietário do restaurante Kaizen Japanese Food, de Campinas, a procura das pessoas pela culinária japonesa, especificamente no verão, tem um crescimento significativo, o que chama atenção. “Estamos há sete anos no mercado e temos notado que nesta época do ano as pessoas saem mais de casa e têm o hábito de fazer mais refeições fora. Isso fica ainda mais claro quando fazemos um comparativo das vendas no verão com os outros períodos, o que chega a um aumento de cerca de 30%”, ressalta.
A Chef do restaurante e cientista dos alimentos pela USP, Jaqueline Mechi Katecare, explica que isso se justifica pelo fato de que a mistura de sabores proporcionada pela gastronomia oriental aliada a ingredientes servidos em temperaturas agradáveis, proporciona maior bem-estar às pessoas durante as refeições. “Estamos num país tropical, por isso, a combinação de alimentos leves como o peixe, presente em grande parte dos pratos oferecidos nos restaurantes que seguem a tradição, auxiliam na amenização do calor predominante nesta época do ano”, conta.
A culinária japonesa também é considerada ótima aliada para quem busca opções saudáveis para se alimentar. Segundo Jaqueline, muitos dos ingredientes utilizados para a elaboração dos pratos são ótimas fontes para a reposição dos principais nutrientes perdidos ao longo do dia. “O salmão, os peixes brancos e até mesmo os cogumelos são ricos em vitaminas, além de proteína e cálcio, por exemplo. Os diversos tipos de peixe são ainda importantes para a ingestão de Ômega 3, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e na estimulação do cérebro".
Mas, as opções refrescantes para o calor não ficam somente no cardápio de refeições. Para quem acha que verão combina com sorvete, os restaurantes japoneses têm investido na opção com a mistura de sabores: as sobremesas ganharam um toque tropical. No Kaizen, por exemplo, o anko – pasta doce de feijão azuki, típica da culinária japonesa - unido às frutas da estação e a uma bola de sorvete é a pedida ideal para receber a temporada mais quente do ano.