Clube da Carta envia cartas manuscritas de autores para seus fãs
Criado para reviver a sensação de receber uma carta escrita à mão, o Clube da Carta chega para reunir o velho com o novo. Buscando resgatar o antigo costume de receber uma carta, a proposta é trazer para o mundo offline escritores consagrados na internet: Ricardo Coiro, Bruna Grotti e Daniel Bovolento.
"A ideia é incentivar o lado emocional, resgatar um costume que muitos sentem falta ou sequer viveram. A maioria dos jovens nunca recebeu uma carta e o público não conhece a letra do autor que tanto gosta e não pode guardar sua obra, pois só leem pela internet", conta Thiago Valadares, idealizador do Clube da Carta ao lado do escritor Ricardo Coiro. "Levamos mais de um ano pesquisando, ouvindo o público, construindo o Clube da Carta para oferecer a melhor experiência possível ao assinante. Resgatar a escrita, o momento de receber uma carta, abrir e ler é uma oportunidade incrível em um mundo tão digitalizado".
Para Ricardo Coiro, é uma oportunidade de oferecer entretenimento e se aproximar do leitor. "O Clube da Carta oferecerá uma nova opção de entretenimento, que une leitura de qualidade, interação fácil com os escritores e constantes surpresas e descobertas", diz. "Espero que as cartas realmente toquem os membros dos Clube e os tirem, mesmo que momentaneamente, deste universo de ódio e violência gratuita em que o país se encontra. E que as pessoas retomem a capacidade de ler mais do que 140 caracteres, já que o mundo está caminhando para um modelo no qual as pessoas leem cada vez menos", completa.
O time do Clube da Carta
Bruna Grotti
Bruna Molon Grotti é jornalista, roteirista e escritora, e entrou no Clube da Carta a convite do Ricardo Coiro, parceiro na era do compartilhamento digital. "Mais do que isso, entrei porque me apaixonei pelo projeto logo de cara. Em primeiro lugar, porque a possibilidade de compartilhar meus manuscritos me fascina - tenho uma verdadeira fixação pela caligrafia das pessoas, acho que ela revela mais sobre a gente do que a gente imagina", diz Bruna. "E em segundo, porém não menos importante, porque acredito que um projeto como esse, mais do que estimular a leitura, vai estimular que o leitor seja também um criador de conteúdo ao resgatar o espírito da troca de cartas. Esse projeto é a união do inovador com o vintage. E não há nada que seja mais a cara dos anos 2000 do que isso", finaliza.
Daniel Bovolento
Daniel Bovolento é publicitário formado pela UFRJ e trocou o Rio de Janeiro por São Paulo nos dois últimos anos. Tem se dedicado ao blog Entre Todas as Coisas, um dos maiores sites de comportamento do país, e a carreira literária. Lançou "Por onde andam as pessoas interessantes?" em 2015 pela Editora Planeta e já planeja o lançamento de um segundo volume em 2016. "O Clube é uma chance de me desafiar. Por mais que escreva cartas para os blogs e para meus livros, o formato permite ousar tanto na dinâmica estética quanto no conteúdo. Deixa a gente brincar com outras coisas como formas, cheios, sabores e sensações que vão do remetente ao destinatário", diz. "É dar um passo além da internet e do modelo tradicional da literatura, fazendo com que um hábito antigo seja reinventado de certa maneira", finaliza.
Ricardo Coiro
Autor dos livros "Confissões de um Cafamântico" e "Não Quero Um Amor Meia-Boca". Colunista dos blogs Casal Sem Vergonha, Entenda os Homens e Superela. "Entrei no projeto por saber que as cartas me proporcionarão uma nova experiência de escrita e de interação com os leitores. Além disso, eu acredito que a palavra no papel - e com a minha letra - conseguirá transmitir os meus sentimentos com mais exatidão e de maneira mais impactante", explica. "Meus leitores amam as dedicatórias que faço nos livros, que não passam de vinte palavras, então, imagino que vão dar cambalhotas de felicidade quando receberem cartas de três folhas contendo textos exclusivos e com características estéticas e extremamente pessoais muito semelhantes àquelas que curtem nas dedicatórias".
Muito legal essa iniciativa, é tão raro recebermos cartas hoje em dia que esse tipo de projeto é muito legal!
ResponderExcluirAs únicas cartas que eu ando recebendo são as contas pra pagar haha
Beijos
BlogCarolNM
FanPage
Nem me diga menina, eu tb só recebo contas!!
ExcluirAdorei tanto essa iniciativa... é tão bacana receber uma carta manuscrita!
Kisses!
Nossa, que máximo !! Eu adoro escrever cartas e, também, recebê-las. Eu adoro a sensação de esperar a resposta, de ler e imaginar o que estou lendo. Vou conferir a proposta desse clube.
ResponderExcluirBeijos
www.baudasresenhas.com.br
Que tuuuudo!! Amei. Bateu saudades de quando eu recebia cartas. Vale super a pena mesmo. Amei a ideia.
ResponderExcluirwww.glamourosasderosa.com
Não conhecia o projeto e achei super legal! Acho que aproxima muito mais os autores de nós...
ResponderExcluirBeijos
Blog|Canal
Hoje em dia é muito raro receber cartas e gostei muito desse clube. Achei bem criativo.
ResponderExcluirBjus
Jaque
www.quebreiaregra.com.br
Que bacana essa proposta, adorei
ResponderExcluireu amava receber cartinhas das minhas prima, infelizmente perdemos esse costume
Amei essa ideia
✖ Blog Luanna Ravanelli ✖ Instagram ✖ Facebook
GENTE QUANTO TEMPO QUE NÃO RECEBO UMA CARTA ESCRITA a mão...
ResponderExcluirNÃO CONHECIA CLUBE DA CARTA...
BJSS
http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/
Gente que bacana, nunca imaginei um serviço assim, todo mês receber um conto ou poesia escrita a mão por escritor... eu as vezes ainda escrevo cartas para a minha mãe, ela amar receber cartas e guarda todas
ResponderExcluirBeijos
Blog Segredos da Cáh
Instagram
Facebook
Canal do You Tube
Que projeto bacana, simplesmente amei ... hoje em dia na geração que vivemos é difícil e muito raro cartas esse tipo de projeto me encanta
ResponderExcluir