Confira dicas de como conseguir um bronzeado saudável e duradouro, minimizando a vermelhidão e ardor da pele após exposição excessiva ao sol
Depois da temporada de verão na praia, campo e piscina, muitas pessoas acabam voltando com a pele manchada, avermelhada e com descamação. A esteticista Maria de Fátima Lima Pereira fala o porquê isso acontece e dá algumas dicas de como cuidar da pele durante este processo e mostra que é possível obter um bronzeado de maneira saudável.
Após 3 ou 4 dias de exposição solar excessiva, a pele costuma ficar avermelhada, já com 7 dias ela passa a ter cor amarronzada e, na sequência descama. Isso acontece pelo fato dela não ter sido preparada adequadamente com hidratantes e filtro solar para obtenção de bronzeado seguro, que muitas vezes, demora de 15 a 20 dias para acontecer, tempo necessário para a melanina subir para a superfície da pele e fixar a cor.
Maria de Fátima explica que “para se bronzear da maneira correta, é preciso dias de preparação, ele não acontece em apenas um fim de semana. Para que a pele não descame necessitamos prepará-la adequadamente, esfoliando-a duas vezes por semana, pelo menos 10 dias antes da exposição solar e hidratando-a diariamente. E é claro usar filtro solar a cada duas horas quando exposta”. Ainda sobre a esfoliação, o ideal é não fazer o procedimento um dia antes de tomar sol, pois, a pele fica mais sensível e fina, podendo provocar surgimento de eritema ou sensibilização.
Se a pele estiver em fase descamação, a esteticista dá um aviso importante “jamais remova as casquinhas ou acelere o processo, pois ela precisa ser renovada naturalmente para que venha uma pele mais resistente”.
Outras dicas importantes para cuidar da pele na fase de descamação:
- Ingerir muito líquido. Beber água, água de coco, sucos naturais;
- Evitar banhos muito quentes e preferir os sabonetes neutros para usar nos pés, região púbica e axilas. Não aplicar sabonete nas áreas de descamação, pois a pele ficará ainda mais ressecada.
- Usar óleo de banho, bem como máscaras hidratantes faciais e corporais.
- Hidratar a face e/ou corpo duas vezes ao dia e não esquecer de aplicar filtro solar a cada duas horas.
Se a pele estiver com vermelhidão (eritema) e/ou sensível aplicar compressas de chá de camomila em temperatura ambiente ou fresca. “Outra opção é fazer um banho de imersão com água morninha ou até mesmo fria, com óleos essenciais como gérmen de trigo, rosa-mosqueta, gerânio, de palmarosa, vetiver, sândalo ou patchouli”.
É importante evitar todo e qualquer tipo de exposição solar durante o período de descamação da pele, formação de bolhas ou de sensibilização, pois poderá agravar. Sempre procurar um dermatologista caso a vermelhidão persista.
Amei as dicas, seu blog é lindo *-*
ResponderExcluirBjs!
https://blogvanessapaulino.wordpress.com/
Essas dicas são muito importantes!
ResponderExcluirAdorei o post!
Bjos