Condimentos como pimenta e manjericão valorizam o sabor dos alimentos e substituem parte do sal utilizado no preparo
Ervas e temperos variados fazem toda a diferença na hora de compor um prato. Muitas vezes, a presença de temperos como o manjericão ou a pimenta do reino ajuda a diminuir a quantidade de sal na comida e isso, além de deixar tudo com mais sabor, reduz os riscos que o excesso de sal causa à saúde. Logo, fazem bem e atuam como um mar de aromas e sabores, que além de tudo, valorizam os menus.
Um exemplo dessas combinações é o Chimichurri, molho especial feito com especiarias. “O Chimichurri tem tudo a ver com churrasco, por isso combina com qualquer carne grelhada. Ele harmoniza muito bem com vinhos tintos porque é um molho de sabor complexo e cervejas mais encorpadas. Neste sentido, as especiarias e temperos entram como complemento para valorizar os cortes de carne”, explica Mauro Tavares, chef do restaurante Black Sheep.
Na hora de escolher, conservar e cozinhar, fique atendo às dicas:
· Deve-se guardar todos os temperos em potes bem fechados em lugares secos e frescos para conservar os aromas e os sabores;
· Caso tenha comprado ervas frescas, guarde-as na parte baixa da geladeira em saco plástico para que durem mais;
· Para liberar mais aroma e sabor nos pratos, toste os temperos na frigideira;
· Temperos inteiros, como cravo e canela, funcionam melhor em pratos que serão cozidos lentamente, pois podem ficar amargos se cozidos muito rápido.
E você, quais temperos mais gosta de usar além do sal?