Atualmente, o smartphone se tornou o dispositivo favorito para fotografia. Ao redor do mundo, as pessoas estão tirando um número incrível de fotos; de acordo com os dados da Photutorial1, 1,2 trilhão de fotos foram tiradas no mundo todo em 2021. Espera-se que esse número chegue a 1,72 trilhão em 2022 e a mais de 2 trilhões até 2025. Curiosamente, 92,5% das fotos são tiradas com smartphones1. Afinal, os smartphones revelam os melhores fotógrafos em todos nós. Eles permitem improvisar nossas habilidades rapidamente, e hoje as câmeras dos telefones vêm com tantos recursos que tudo o que precisamos fazer é apontar para o objeto da foto e pressionar o botão.
Ainda assim, aqui estão algumas dicas e truques para aprimorar nossas habilidades em fotografia.
- Conheça a câmera do seu smartphone: O primeiro passo é se familiarizar com a câmera do seu smartphone. Ela tem configurações manuais? Se tiver, explore-as também. Preste atenção a recursos como foco e exposição. Tire fotos usando configurações diferentes e analise a diferença. Hoje em dia, muitos telefones têm a capacidade de fazer até mesmo vídeos em 8K, embora 4K ou UHD tenha se tornado bastante comum. Uma resolução mais alta significa mais pixels em seus vídeos, ou seja, melhores detalhes e nitidez. Você deve usar cartões microSD super-rápidos, como o microSD SanDisk Extreme. Além disso, a melhor maneira de conhecer a câmera do seu telefone é tirando várias fotos. Quanto mais fotos você tirar usando configurações diferentes, melhor você ficará ao usar aquela que funciona melhor em diferentes iluminações e situações. Não se restrinja a uma única configuração, explore todas elas.
- Explore luzes naturais: Experimente tirar fotos ao ar livre em luzes naturais. Você descobrirá que as fotos tiradas ao ar livre são bem diferentes e mais ricas do que aquelas tiradas em ambientes internos. O ponto importante a se observar é que a iluminação não define apenas o brilho e a exposição das suas fotos, mas define também a tonalidade e a atmosfera da foto. Além disso, se possível, garanta que seus objetos sejam bem iluminados pela frente e não sejam contornados por uma luz forte atrás.
- Armazenamento suficiente: Você definitivamente não iria querer uma situação em que está no meio do processo de tirar uma das melhores fotos e a tela do seu smartphone mostra uma mensagem “sem espaço de armazenamento”. Nós não deveríamos ser forçados a excluir fotos dos nossos telefones para poder tirar novas fotos. Nossas fotos são nossas memórias, e deveríamos poder mantê-las. Há muitas soluções de armazenamento disponíveis hoje em dia, como o cartão de memória microSDTM SanDisk Extreme®, que oferece até 1 TB1 de capacidade e é ideal para gravar aventuras ao ar livre, viagens de final de semana ou eventos esportivos sem pular os quadros. Outras opções incluem o SanDisk Ultra® Dual Drive USB Type-CTM, que libera facilmente espaço em seu smartphone e transfere conteúdo entre dispositivos compatíveis como smartphones, tablets e laptops. O robusto SSD Portátil SanDisk® Extreme também é outra boa opção que você pode conectar diretamente ao seu telefone e salvar suas memórias nessa solução de armazenamento móvel.
- Imagem estável: O menor dos movimentos pode arruinar sua foto, portanto é extremamente importante manter seu smartphone firme. Você pode apoiá-lo em um objeto estável, por exemplo, tentar encostá-lo em um muro, pedra, tronco etc. Você também pode comprar um pequeno tripé barato desenvolvido especialmente para smartphones. Estabilizar sua foto é ainda mais importante com pouca luz, já que os tempos de exposição serão mais longos.
- Tente editar: Há diversos aplicativos de edição disponíveis atualmente, muitos deles até mesmo gratuitos -- pelo menos as funções básicas são grátis. Não limite sua exposição usando apenas as opções de edição oferecidas por seus smartphones. Use esses aplicativos de edição para adicionar mais elementos como profundidade, tonalidade e atmosfera a suas fotos. Muitos aplicativos também oferecem apenas uma correção “com único toque”, que fará uma mudança espetacular nas suas fotos quase sem nenhum esforço da sua parte.
O que importa é continuar clicando para se tornar um fotógrafo melhor e sempre estar equipado com o armazenamento certo para poder continuar guardando as memórias sem se preocupar em ter que excluir nenhuma delas.